Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/12/21 às 11h26 - Atualizado em 1/12/21 às 11h30

Dezembro Laranja

 

 

 

 

DEZEMBRO LARANJA Prédios e monumentos públicos ganharão iluminação especial para alertar sobre os riscos do câncer de pele. Pontos turísticos, monumentos históricos e prédios públicos e corporativos, em todo o País, recebem no mês de dezembro a iluminação na cor laranja. Eles manifestam apoio à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Esta será uma das marcas do Dezembro Laranja, que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da fotoproteção, inclusive durante o período da pandemia de covid-19. Com a queda nos indicadores de morbidade e de mortalidade relacionados à covid-19, estima-se que neste verão as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com muito mais intensidade. No entanto, alertam os especialistas da SBD, a retomada da normalidade não deve ser feita sem atenção às recomendações das autoridades sanitárias, ainda atentas à possibilidade de aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus. Além desse cuidado, afirmam, a população deve agregar à sua rotina as medidas de prevenção contra o câncer de pele. “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”: esta é mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2021.

 

CONFIRA ABAIXO ALGUNS DOS PRÉDIOS E MONUMENTOS QUE ESTÃO APOIANDO O DEZEMBRO LARANJA:

AMAZONAS – Um dos monumentos que vai se iluminar de laranja é o Teatro Amazonas, localizado em Manaus (AM). Símbolo da cultura nacional, ele é palco de grandes espetáculos do passado e do presente. O prédio histórico ganhará tons de laranja em alusão à importância da fotoproteção, um hábito que se for incorporado à rotina ajuda a reduzir as chances de surgimento de casos de câncer de pele no País.

DISTRITO FEDERAL – Em Brasília (DF), o Congresso Nacional e o Palácio Buriti, sede do governo do Distrito Federal, também vão se vestir de laranja, em homenagem à campanha organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ainda na capital federal, fará parte desse movimento as sedes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Banco Regional de Brasília (BRB).

MINAS GERAIS – Na capital mineira, as instalações da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG), construído em 1914, e a Fonte Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade, um dos cartões postais da cidade, vão compor a rede de prédios e monumentos em sintonia com as preocupações do Dezembro Laranja.

RIO DE JANEIRO – Na cidade do Rio de Janeiro, o Palácio Guanabara, prédio em estilo neoclássico e sede do governo estadual, confirmou a iluminação na cor laranja, a partir do dia 1º de dezembro.

SÃO PAULO – Na capital paulista, o icônico prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, terá uma interação digital em led na sua fachada, lembrando sobre a conscientização contra o câncer da pele, que atinge cerca de 180 mil pessoas todos os anos. Ainda em São Paulo (SP), o Palácio Bandeirantes, sede do governo do Estado, também será iluminado na cor laranja, em sinal de adesão à campanha da SBD, assim como a sede da Associação Médica Brasileira (AMB).