20/01/2025 às 15h00 - Atualizado em 20/01/2025 às 15h00

Troca da Bandeira Nacional movimenta manhã de domingo

COMPARTILHAR

 

O tempo chuvoso não encobriu o brilho da Solenidade de Troca da Bandeira Nacional, ocorrida na manhã de domingo (19).

 

 

A celebração desse mês, de responsabilidade do Governo do Distrito Federal, foi coordenada pela Casa Militar e desenvolvida pela Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Turismo, Cerimonial do Governador, Caesb e outros órgãos públicos.

 

 

A tropa da Escola de Formação de Praças da Academia de Polícia Militar da PMDF, comandada pelo Major Borges Santos, desfilou em continência à Vice-Governadora Celina Leão, ao Comandante-Geral substituto da PMDF Coronel Fabrício Camargos e as demais autoridades como o Comandante-Geral do CBMDF, Coronel Leonardo Raslan, Secretário Executivo de Gestão Integrada da SSP, Coronel Bilmar Angelis, bem como o Chefe da Casa Militar do Distrito Federal, Coronel Nelson Pires Filho e o Chefe-Adjunto Tenente-Coronel Rossano Bohnert, também da Casa Militar do GDF.

 

 

A previsão de tempestade não foi suficiente para impedir o público de aproveitar o final de semana. Quem arriscou, garantiu um passeio diferente com a família com direito a salvas de canhões.

O mastro, considerado o mais alto do mundo, com 100 metros, sustenta a maior bandeira hasteada do Brasil, que precisa ser substituída mensalmente devido ao desgaste natural. Existe uma lei que especifica onde esse símbolo nacional deve estar e também decretos governamentais que regulam essa solenidade.

Foto: ASCOM/Casa Militar

 

O evento atraiu pessoas da cidade e turistas, como a Mariana Prates e o Natan Costa, que vieram de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Eles já participaram de cerimônias militares realizadas pela marinha, em sua cidade, mas foi a primeira que assistiram com a tropa da Polícia Militar. Mariana achou emocionante assistir a troca da bandeira. Natan, que possui tios e primos militares, pretende prestigiar eventos do tipo sempre que existir a oportunidade. “Achei bem marcante, acho bem interessante conhecer e participar. É a nossa história!”, declarou o visitante.