Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/08/19 às 17h52 - Atualizado em 27/08/19 às 21h16

Semana Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla

 

 

O Palácio do Buriti ficará iluminado com a cor laranja de 26 a 31 de agosto, para lembrar a celebração do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, que será 30 de agosto.

 

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e medula espinal). Hoje, mais de 2.300.000 pessoas em todo o mundo vivem com EM.

É uma doença inflamatória desmielinizante. Isso significa que é causada por danos na mielina – um material que isola e protege os nervos, agindo de uma maneira muito parecida a um revestimento de um fio elétrico.

Na Esclerose Múltipla, o sistema imunológico ataca a mielina – a substância que envolve e isola as fibras nervosas – bem como as próprias fibras nervosas.

Quando qualquer parte da bainha de mielina ou do nervo são danificadas ou destruídas, os impulsos nervosos que viajam pelo cérebro e medula espinhal para o resto do corpo são distorcidos ou interrompidos, produzindo uma grande variedade de sintomas.

O termo esclerose múltipla significa ‘muitas cicatrizes’.

Os sintomas podem variar muito e incluem visão turva, perda de força nos membros, sensações de formigamento, instabilidade e fadiga. Para algumas pessoas, a EM é caracterizada por períodos de surtos e remissões, enquanto, para outros, ela tem um padrão progressivo.

 

Por que laranja?

Você sabe porque laranja é a cor do movimento de conscientização da Esclerose Múltipla?

O laranja nos lembra a aurora e o pôr-do-sol, o fogo que alimenta a vida. E é por isso que essa foi a cor escolhida para representar a causa da Esclerose Múltipla no mundo todo. Por ser uma cor que desperta a espontaneidade, a imaginação, a vivacidade, que temos que ter no nosso dia a dia.

Em 2017, o laranja foi adotado por indivíduos e organizações na maioria dos mais de 600 eventos do Dia Mundial da EM realizados em 96 países em todo o mundo.

Durante vários anos, as organizações de Esclerose Múltipla em todo o mundo iluminaram edifícios e marcos importantes para o Dia Mundial da EM.

Agora, da próxima vez que alguém te perguntar porque laranja, você também vai saber responder!

 

Fonte: AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose).