Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/18 às 10h49 - Atualizado em 11/04/18 às 10h53

SOLENIDADE DE TROCA DA BANDEIRA NACIONAL

COMPARTILHAR

 

Na manhã de domingo (dia 8) coube ao GDF representado pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, a realização da solenidade de troca da bandeira nacional na praça dos Três Poderes. Mesmo sob a chuva que caía a solenidade contou com a presença de visitantes, turistas, militares das três forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e estudantes dos Colégios Militares Dom Pedro II e Tiradentes.

A troca acontece uma vez por mês e a solenidade fica a cargo da Marinha, Exército, Aeronáutica e o GDF em alternância na realização do ato cívico. A regulamentação dessa solenidade está prevista no Decreto 5.605 de 6 de dezembro de 2005, a bandeira nacional fica a 100 metros de altura em um mastro com 24 hastes que representam as unidades da Federação.

Durante a troca da bandeira foram executadas salvas de 21 tiros de canhão pelo 32º Grupamento de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro, com a entonação do Hino Nacional, a descida da bandeira substituída foi acompanhada pela execução do Hino à Bandeira, cantado pelos presentes e tocado pela banda do CBMDF.

Além do governador do Distrito Federal Rodrigo Rollembeg, compareceram à solenidade o comandante-geral da PMDF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, o subcomandante-geral da PMDF, coronel Fábio Aracaqui de Sousa Lima, o Chefe do Estado Maior, Ricardo Yamazaki Santiago, o comandante do CBMDF coronel Luiz Claudio e outras autoridades civis e militares.

Ao fim da cerimônia o Governador Rodrigo Rollemberg posou para fotos com os alunos dos colégios militares presentes à cerimônia e turistas.

 

Fonte: ASCOM CASA MILITAR