Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/18 às 17h29 - Atualizado em 7/11/18 às 17h50

SOLENIDADE DE TROCA DA BANDEIRA NACIONAL

 

Na data de 4 de novembro (domingo), foi realizada a troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A cerimônia mensal é organizada em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o governo do Distrito Federal, conforme Decreto nº 14.331 de 04 de novembro de 1992. Neste mês, o evento foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Após a troca da bandeira, houve o desfile dos bombeiros. O público que esteve presente na Praça dos Três Poderes cantou o Hino Nacional, além de assistir à salva de 21 tiros de canhão. A bandeira substituída desceu ao som do Hino à Bandeira entoado pela tropa e presentes à solenidade.

Muitos equipamentos utilizados pela corporação ficaram em exposição sobre o gramado ao fundo do Congresso Nacional, como carros ABT (Auto bomba tanque), viaturas diversas e equipamentos utilizados no combate a incêndios para visitação e fotos.

Estiveram presentes o Secretário de Segurança Pública Cristiano Sampaio, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do DF, o coronel Luiz Cláudio, que comandou a cerimônia, o Chefe da Casa Militar do DF coronel Márcio, outras autoridades civis e militares e alunos do Colégio Militar Dom Pedro II.

Pavilhão Nacional – A bandeira hasteada no coração de Brasília tem 286 metros quadrados e fica a 100 m do chão. Ela é presa por 24 hastes de metal que significam o diálogo e a convergência entre as unidades da Federação e os três poderes da República. Na base do mastro está escrita a frase: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria”.