gototop
Vlibras Aumentar Contraste Cores Originais
Terça, 28 Março 2017

PMDF forma 332 primeiros-sargentos em Curso de Altos Estudos para Praças

Trezentos e trinta e dois policiais militares receberam nesta segunda-feira (27) o diploma de conclusão do Curso de Altos Estudos para Praças. Ministrada pelo Instituto Superior de Ciências Policiais, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a capacitação permite que os primeiros-sargentos pleiteiem ascensão profissional a subtenentes.

Essa foi a primeira edição do treinamento na modalidade semipresencial, com seis disciplinas dadas em sala de aula e 15 a distância.

O curso iniciou no dia 28 de novembro de 2016 com 500 alunos inscritos, no entanto, ocorreram 126 desistências no decorrer das atividades, por motivo de passagens à reserva e outras justificativas. Os que finalizaram receberam certificados e homenagens ao desempenho durante o curso. As três maiores notas foram conquistadas respectivamente por: Kellen Florenço Maia e Maia, Herison Cavalcante e Valdez Ferreira Dias.

A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Convenções, nesta segunda-feira (27), e contou com a presença das seguintes autoridades, as quais compuseram a mesa, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, o comandante-geral da PMDF, coronel Nunes, o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas, comandante da Academia de Polícia Militar, coronel Antônio Carlos, e o subcomandante do Centro de Altos Estudos e Aperfeiçoamento, major Camargos, representando a comandante coronel Priscilla. Compareceram à cerimônia cerca de 800 pessoas entre policiais formandos, familiares e amigos.

Para o governador, a formação semipresencial, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), facilita o acesso dos praças aos cursos de aperfeiçoamento.

"No momento em que estávamos reduzindo o efetivo, em função de muitos policiais que foram para a reserva, nós inovamos e permitimos que os cursos fossem feitos a distância " afirmou Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília.

A rotina de estudos deu aos participantes a chance de acesso a técnicas e instrumentos que vão aprimorar a atuação em serviço.

Além disso, de acordo com o comandante-geral da PMDF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, é possível assumir mais responsabilidades no exercício da função. “Nosso cotidiano é o esforço para garantir o direito universal à paz a todos os brasileiros”, defendeu o comandante-geral da corporação.

Adequar a formação ao dia a dia foi um desafio para a primeiro-sargento Kelly Florenço Maia e Maia, de 36 anos. Lotada no Centro de Manutenção da PMDF, na Cidade do Automóvel, a policial se desdobrou para conseguir acompanhar as aulas.

“Tive que conciliar a escala no trabalho com o papel de mãe e de esposa. Lia a apostila impressa enquanto esperava meu filho na escola ou de madrugada, e meu marido ficava com as crianças para eu escrever o trabalho de conclusão de curso”, contou Kelly.

Acompanhada dos filhos, a primeiro-sargento Kelly Florenço Maia e Maia, de 36 anos, recebeu do governador Rodrigo Rollemberg a Medalha Duque de Caxias por ter sido a primeira colocada no curso.
A dedicação rendeu reconhecimento: ela foi a primeira colocada no curso. Como homenagem ao desempenho, recebeu a Medalha Duque de Caxias.
“Foi uma surpresa, porque não sabia da colocação que havia tirado.” Com a experiência de aprendizagem virtual, a policial pretende seguir com o aperfeiçoamento. “Enquanto estiver na PMDF, vou me aprimorar”, garante.
O Curso de Altos Estudos para Praças ocorreu de 30 de novembro de 2016 a 16 de março de 2017. O conteúdo foi apresentado em 260 horas-aula. Além disso, os participantes assistiram a palestras de formação.

Fonte: Agência Brasília e site da PMDF (fotos Agência Brasília)

VOCÊ EST? AQUI: Início Notícias PMDF forma 332 primeiros-sargentos em Curso de Altos Estudos para Praças