Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/18 às 10h45 - Atualizado em 13/06/18 às 10h45

FORMATURA DO CURSO DE ALTOS ESTUDOS PARA PRAÇAS I 2017/2018

COMPARTILHAR

 

Foi realizada, na noite de ontem (12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a formatura do Curso de Altos Estudos para Praças I 2017/2018. O evento contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do Comandante-Geral da PMDF, coronel Nunes, do chefe da Casa Militar do GDF, coronel Márcio, do Subcomandante-Geral, coronel Sousa Lima, do chefe do Estado Maior da PMDF, coronel Yamasaki, do chefe do DEC e reitor do ISCP, coronel Ferro, do comandante do CAEAP, coronel Mota, do deputado distrital Wasny de Roure, do deputado distrital Agaciel Maia, dentre outras autoridades e familiares dos formandos.

 

Ao todo, foram 499 policiais militares concluintes do curso, que habilita o primeiro-sargento para promoção a subtenente. Para o coronel Mota, a modalidade utilizada de ensino à distância reduziu os custos de formação, mantendo o controle e a qualidade, permitindo a realização de cursos com número maior de policiais militares, sem a necessidade de afastar o policial do serviço ordinário.

 

O curso foi coordenado pelo major José Martins, e teve, como primeiro colocado, o primeiro-sargento Flávio Ribeiro Dutra, com pontuação 9.825, vindo, em seguida, a primeiro-sargento Maira Andrade Teixeira Silva, com média 9.822. Em terceiro lugar ficou o primeiro-sargento Eduardo Januário Dias, com média 9.789.

 

Os três primeiros colocados receberam homenagens das mãos do governador do DF, Rodrigo Rollemberg, do deputado Agaciel Maia e do Comandante-Geral da PMDF. O primeiro colocado recebeu também a medalha Duque de Caxias, que foi entregue pelo coronel Ferro, chefe do DEC e reitor do ISCP. A medalha Duque de Caxias tem é outorgada a quem alcança a primeira colocação nos diversos cursos realizados pela PMDF, servindo de estímulo aos estudos.

 

Logo em seguida, houve uma homenagem ao subtenente Paiva Torres que, recentemente, ingressou na reserva remunerada. Ele recebeu uma lembrança das mãos do primeiro sargento Eduardo Januário Dias. Outra homenagem foi realizada ao sargento Reginaldo Vieira, tombado em serviço no dia 14 de março de 2015 na cidade do Itapoã. A turma foi batizada com o nome do policial e sua esposa foi convidada a subir ao palco.

 

A soldado Shirley estava presente na ocorrência que vitimou o sargento e também foi homenageada pela solidariedade prestada à família do sargento Reginaldo ao longo dos anos.

 

O Comandante-Geral falou sobre a importância da educação à distância, ressaltando que a educação é o meio que o homem utiliza para se afastar das ameaças. Paraninfo da turma, o governador Rodrigo Rollemberg também fez uso da palavra. Ele parabenizou a todos os formandos e disse que a Polícia Militar do DF é a melhor do país.

 

O governador destacou, ainda, os investimentos realizados na Corporação como a recriação do COPOM, o início da construção do Colégio Tiradentes, a aquisição de 11 mil coletes balísticos para a tropa, a compra das novas viaturas, de coletes “air bag”, dos rádios, e as mais de 8 mil promoções de policiais militares ao longo de três anos. O evento foi encerrado logo após a entrega dos distintivos aos formandos.

 

Fonte: PMDF

Fotos: Agência Brasília e PMDF