Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/07/19 às 14h57 - Atualizado em 15/07/19 às 15h41

Casa Militar participa da medalha Tiradentes no Pátio do QCG da PMDF.

COMPARTILHAR

 

A solenidade de entrega da Medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier foi realizada na tarde desta quarta-feira (3), no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG).

 

A Medalha Tiradentes, criada originalmente pelo Decreto N° 5.272, de 06 de junho de 1980, foi elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF. A Ordem consta dos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavalheiro, com a finalidade de condecorar os policiais militares do DF, os militares das demais corporações nacionais e estrangeiras, os civis e as pessoas jurídicas de direito público ou privada, cujos serviço ações ou méritos excepcionais sejam altamente relevantes e recomendem o reconhecimento da Polícia Militar do DF.

 

Essa é a mais importante distinção honorífica da Polícia Militar do Distrito Federal, entregue a autoridades civis e militares, cujos serviços, ações ou méritos excepcionais são altamente relevantes para a Corporação.
Estiveram presentes na solenidade o Governador em Exercício do Distrito Federal, Paco Brito, a promotora de Justiça Fabiana Costa Oliveira Barreto, o Coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, ex-comandantes da PMDF, deputados federais e distritais, o Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República Jorge Antônio de Oliveira Francisco (major da reserva remunerada da PMDF), o Ministro da Controladoria-Geral da União Wagner de Campos Rosário, o Chefe da Casa Militar do GDF Coronel Marcus Paulo Koboldt dentre outras autoridade civis e militares.

 

O Governador em Exercício Paco Brito também fez uso da palavra e parabenizou todas as policiais militares femininas pela passagem da data alusiva a essas profissionais, dia 1º de julho. Ele parabenizou, em nome do Governador Ibaneis Rocha, todos os agraciados. Ele expressou o respeito do GDF pelos integrantes da PMDF, desde o oficial mais antigo até a praça mais moderna e agradeceu a oportunidade de estar presente no evento.