Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/04/18 às 10h45 - Atualizado em 12/04/18 às 10h57

Casa Militar do DF participa do prêmio Tenente-coronel Ana Neize Baltha

COMPARTILHAR

 

Polícia Militar entrega prêmio Tenente-Coronel Ana Neize Baltha

Campo Grande (MS) — Em evento realizado na manhã de hoje (27), no plenário do Tribunal de Contas do Estado, mulheres policiais militares, servidoras públicas e personalidades da sociedade civil foram agraciadas com o prêmio Tenente-Coronel Ana Neize Baltha. O prêmio criado em 8 de março de 2010, tem por objetivo destacar mulheres que tenham demonstrado dedicação e trabalho em prol da luta da mulheres por igualdade de direitos e por uma segurança pública mais humana e democrática.

Esta é a 8ª edição do prêmio que é outorgado também como símbolo da luta pela inclusão das mulheres nas forças de segurança pública. A tenente-coronel Ana Neize Baltha fez história ao ser a primeira mulher da turma de policiais militares formados em 1984, o que abriu caminho para outras mulheres que vieram a fazer parte da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. A oficial dedicou 23 anos de serviço à Polícia Militar do Estado (PMMS).

O evento contou com palestra da Vice-Governadora, Rose Modesto, que falou sobre sua trajetória na vida pública e sobre as dificuldades enfrentadas, ela elogiou a coragem das mulheres que contribuem para a Segurança Pública,  agradecendo o trabalho desenvolvido, que julga ser essencial na manutenção da paz social.

A segunda palestra foi ministrada pela coronel PM Cynthiane Maria Santos, reconhecida por ser a primeira mulher a comandar uma tropa de elite no Brasil: o Batalhão de Choque do Distrito Federal, e que atualmente é responsável pela segurança do governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

A coronel PM é também a única a integrar o quadro de chefes na Casa Militar do Distrito Federal e em sua palestra procurou recomendar que mulheres tenham coragem para se arriscar na carreira sem deixar a feminilidade de lado.

O Comandante-Geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, parabenizou as agraciadas, o trabalho desenvolvido pelas policiais militares femininas e todas  as mulheres presentes, colocando o Comando-Geral da PMMS à disposição para apoiar as ações que visem a defesa das bandeiras da igualdade, da valorização do ser humano e respeito às pessoas.

Fonte: PMMS