Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/18 às 16h27 - Atualizado em 3/12/18 às 16h25

Medalha da Ordem dos Cavaleiros de Rabelo e Concurso de Saltos

 

Ocorreu na tarde de sexta-feira (29), no Regimento de Polícia Montada do Comando de Policiamento Montado da Polícia Militar do Distrito Federal, a abertura do 33º Concurso Nacional de Saltos Coronel Rabelo e a entrega da Medalha da Ordem dos Cavaleiros de Rabelo.

A solenidade faz parte dos eventos comemorativos dos 209 anos da Polícia Militar, bem como aos 36 anos de criação do 1º Regimento de Polícia Montada. O evento marca também o início das competições que seguiram até o domingo (1º de julho), tendo grande relevância no mundo equestre de Brasília.

Competidores de várias corporações como Exército Brasileiro, Polícias Militares de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e a anfitriã, Polícia Militar do Distrito Federal, disputarão várias provas juntamente com instituições hípicas de Brasília e região.

O evento também foi palco da entrega da Medalha da Ordem dos Cavaleiro de Rabelo, que é uma homenagem do Regimento de Polícia Montada da PMDF entregue àqueles que dedicaram esforços e colaboraram para o engrandecimento da corporação e de sua unidade de Polícia Montada. No total, 70 medalhas foram entregues à civis e policiais militares que tiveram grande relevância na história do regimento. As honrarias post mortem foram entregues aos representantes dos homenageados.

Várias autoridades civis e militares de várias esferas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário local estavam presentes na solenidade. Dentre as autoridades da Polícia Militar podemos citar o chefe da Casa Militar, coronel Márcio Pereira da Silva, o subcomandante-geral coronel Fábio Aracaqui de Sousa Lima, o chefe do Estado Maior, coronel Ricardo Yamasaki Santiago e o chefe do Departamento Operacional, Marcilon Back.

Durante a solenidade foi lido um trecho escrito pelo comandante do Comando de Policiamento Montado, coronel Fernando D´Austria e Caravellas Filho, onde o militar faz citações enaltecendo o cavalo como “a mais nobre conquista do homem, compartilha com ele os riscos da guerra e a glória das batalhas”, e continua dizendo “afronta intrépido o perigo, acostuma-se ao barulho das armas e anima-se paralelamente ao guerreiro que o guia”. As palavras do coronel exprimem o entusiasmo e o respeito que os integrantes desta tradicional unidade de elite têm com seu parceiro de batalha, o cavalo.

Regimento de Polícia Montada

A criação do Regimento de Polícia Montada foi idealizada em 1979 pelo coronel de cavalaria do Exército, Francisco Leite Rabelo Neto, comandante-geral da PMDF à época. Após seu falecimento, o sucessor, coronel Egeo, editou uma Portaria em 10 de julho de 1980 criando o Núcleo de Regimento de Polícia Montada, como parte do 2º Batalhão. A partir de 1982 foi criado oficialmente o Regimento de Polícia Montada Coronel Rabelo, em homenagem ao seu idealizador.

Ao longo de seus 36 anos, o Regimento se mostrou peça fundamental nas ações da Polícia Militar, tanto na manutenção da ordem, quanto no policiamento preventivo e repressivo. Atualmente a Unidade se destaca na prisão de foragidos da justiça, sendo a que mais devolveu criminosos ao cárcere no DF. Nos últimos anos, se mostrou Unidade determinante nas ações de manutenção da ordem, preservação da vida e do patrimônio nas manifestações que se espalharam pela capital federal, ombreando com outras Unidades de Elite, como o Batalhão de Choque.

Resultado:

A equipe de salto da Polícia Militar fechou o evento com o seguinte resultado:

Título de Campeão Brasiliense, Categoria Amador, 1,20 metros: Bruno Magalhães, ex-aluno da escola de equitação RPMon/PMDF, montando a égua Monalisa Itapuã;

Título de Campeão, Categoria Militar, 1,20m: Cap QOPM Bruno Muniz, montando o cavalo Matador Itapuã;

Título de vice-campeão, Categoria Militar, 1m: Cap QOPMA RR Borguingon, montando o cavalo Don Juan;

Terceiro Colocado, Categoria Militar, 1m: 3° Sgt Ricardo Leal, montando o cavalo Jagunço Itapuã;

Terceiro Colocado, Categoria Militar, 90 cm: 2° Sgt QPPMC Maito, montando o cavalo Real Dance Chantemblet.

A Polícia Militar do Distrito Federal parabeniza o Regimento de Polícia Montada Coronel Rabelo pelos 36 anos e agracia àqueles que fazem parte dessa família de cavalarianos.

“Cavalaria, tu és na guerra nossa estrela guia”.

Fonte: PMDF

Fotos: ASCOM/CASA MILITAR