Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/20 às 10h14 - Atualizado em 13/05/20 às 10h19

211 Anos da PMDF

COMPARTILHAR

 

 

 

A Casa Militar parabeniza a Polícia Militar do Distrito Federal por seus 211 anos de existência, completados na data de 13 de maio de 2020. Sempre buscando a excelência no serviço prestado a comunidade, primando pela competência e qualificação de seus profissionais.

 

Breve Histórico da Polícia Militar do Distrito Federal

 

A história da Polícia Militar do Distrito Federal começa no século XIX, com a vinda da corte portuguesa, para a cidade do Rio de Janeiro, devido ao bloqueio continental e da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Com os elementos da Guarda Real da Polícia de Lisboa- uma instituição militar, mas subordinada à Intendência-Geral da Polícia, órgão que funcionava como uma “super prefeitura” – que vieram para o Brasil e segundo os seus moldes, em 13 de maio de 1809 Dom João VI cria a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro (Atribuição: Prover a segurança e tranquilidade pública do Rio de Janeiro, bem como a repressão ao contrabando. Também chamada de Guarda Real da Polícia do Rio de Janeiro e de Corpo da Guarda Militar do Rio de Janeiro, o seu comando estava sujeito ao governador das Armas da Corte e ao intendente-geral da Polícia, estando afeita inicialmente às secretarias de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, a quem competiam às divisões militares, e dos Negócios do Reino, responsável pelos assuntos relacionados à Polícia. Pelo decreto de 22 de abril de 1821, foi transferida para a pasta da Guerra. Foi extinta pela lei de 17 de julho de 1831, após suas unidades se amotinarem contra o governo imperial, no conturbado contexto político da abdicação de d. Pedro I.), Após ser rebatizada algumas vezes, a Polícia Militar do Distrito Federal foi transferida do extinto Distrito Federal, na década de 1960, para a nova sede da capital da república no Planalto Central. Em agosto de 1965, o diretor do então Departamento Federal de Segurança Pública baixou normas para que o comandante geral da corporação, naquela época sediada no estado da Guanabara, instalasse, na nova sede da capital federal, uma unidade administrativa com efetivo orgânico de uma Companhia de Polícia Militar. A finalidade dessa companhia seria executar o serviço de trânsito do Distrito Federal.

 

A PMDF foi instalada definitivamente na nova sede da capital da república somente em 1966, com militares que optaram por permanecer no novo Distrito Federal e que aguardavam o seu remanejamento definitivo do estado da Guanabara para o Planalto Central, oficiais da reserva do Exército Brasileiro (R/2), pessoal oriundo da extinta Guarda Especial de Brasília (GEB), organização fardada, mas de caráter civil, e mais alguns remanejados de outras instituições de segurança pública, em virtude da reorganização do Distrito Federal.

 

Desde sua criação, a Polícia Militar do Distrito Federal dedica-se à preservação da ordem pública no Distrito Federal, atuando em todas as regiões administrativas e trabalhando dia e noite para o seu bem-estar, com o lema institucional: Polícia Militar do Distrito Federal – muito mais que segurança- e também seu colégio militar: Colégio Militar Tiradentes – casa de honrados patriotas.

 

 

Fonte: Departamento de Educação e Cultura da PMDF